PÁGINAS INDEPENDENTES

28 de jul. de 2011

TRABALHO INFANTIL

Uma das minhas netas brinca em frente à minha casa, o que me levou a refletir que toda criança deve aprender a ter responsabilidade e disciplina. Mas o normal é que a energia infantil seja gasta em brincadeiras e estudos.

BRINCANDO...
Na subida,
esforço total.
Na descida,
“-que legal!”
O patinete sob os pés.
Com o corpo em movimento e
os cabelos ao vento.
O patinete no chão
sob a mão da criança sentada.
Cansada.


DEVANEIO DE CRIANÇA

Escuro ainda...madrugada... frio..
Zezinho esfrega as pequenas mãos
já calejadas da enxada.

Faz de conta
que é ônibus aquele caminhão
vindo pela estrada.

Sentado nas tábuas empoeiradas
Zezinho segura a marmita.
E faz de conta que segura lápis e caderno.
Olha  seus companheiros de jornada e faz de conta
que não vai pagar a conta...

E faz de conta que está indo estudar
para ganhar o pão.

E anseia pelo dia
de manteiga no pão...



6 comentários:

  1. Lindo post, cheio da triste verdade do noss País, de nossas crianças que trabalham, muitas vezes e na maioria delas, em uma função insalúbre, em lugares sem as mínimas condições, em trabalhos puxados e sub humanos...Triste realidade, triste do nosso futuro...
    Bjs e boa quinta.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Jan,
    Estarei "fora do ar" até dia 1º de agosto, quando virei com novidades na coluna da direita, uma vez que é virada de mês. Me aguardem! Eventualmente, se for possível,postarei alguma texto interessante, mas as idas aos blogs de meus queridos amigos, só terei condicões para fazê-las na segunda-feira. Beijos e até a volta!!!

    ResponderExcluir
  3. "Toda criança tem direito de receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver suas habilidades. E como brincar também é um jeito gostoso de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e se divertir!"

    (Declaração do direitos da criança)

    Declarados, mas onde estão???

    Lindo poema, Jan!
    Meu pc fica pequeno pra sua sensibilidade sem tamanho!
    Gosto demais do escreve, apesar de nem sempre comentar, estou sempre por aqui pra espiar...

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. PAULA
    É...especialmente essa realidade de exploração do trabalho infantil é assustador.

    LENA
    "Cum Deuse";-) como diz o netinho da minha cuidadora.

    SAM
    Leis e declarações não resolvem. Consciência e sensibilidade sim... mas como crescerão essas crianças que "quebram pedra"???????

    Abração a todas e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Tão lindo!...:)

    Tão triste!...:(

    A infância deveria ser uma época mágica e especial, mas sabemos que, infelizmente, para a maior parte das crianças, não é isso que acontece...

    Beijos, e "cum Deuse",

    Cid@

    ResponderExcluir

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!
PRETENDO RESPONDER AO SEU COMENTÁRIO...
SENTE-SE, TOME UM CAFEZINHO E CONVERSE COMIGO.

VOLTE SEMPRE