PÁGINAS INDEPENDENTES

14 de mai. de 2011

A PAREDE DA MEMÓRIA


Na entrada da minha casa há uma parede revestida de grená (bordeaux? Vermelho escuro? Vinho?) e recoberta com fotos antigas, todas em preto e branco.
Simplificando: é da cor da saudade.

SAUDADE... Uma palavra sem tradução. Uma palavra forte da cor do coração... ou saudade é em preto e branco?????
SAUDADE...  um sentimento indefinido... Ou será uma mistura de sentimentos?????

A foto mais antiga mostra minhas raízes... meus avós paternos rodeados de filhos e noras, entre eles meus pais. Eles estão protegendo minha casa.
SAUDADES DAS MINHAS RAIZES.

Fotos de quando eu era criancinha.
SAUDADES DAQUELA MENININHA DESPREOCUPADA.

Eu, já maiorzinha, em companhias variadas.
SAUDADES DE BRINCAR.

Primeira comunhão.
SAUDADES DA PUREZA INGÊNUA.

Baile de debutantes.
SAUDADES DA MOCINHA SONHADORA.

Normalista.
SAUDADES DE AMIGAS E COLEGAS QUE NUNCA MAIS VI.

Noiva.
SAUDADES DAQUELE DIA DE SONHO REALIZADO.

Mãe.
SAUDADES DE ME SENTIR TÃO IMPORTANTE.

Universitária.
SAUDADES DAQUELA VIVÊNCIA MUITO ESPECIAL.

Bacharelanda.
SAUDADE DAQUELA SENSAÇÃO DE CONQUISTA PESSOAL.

Meus filhos.
SAUDADES DE QUANDO ERAM MEUS.

Prefiro usar a palavra (assim como as fotos...) no plural.
A parede? É bem concreta e faz um belo efeito decorativo.
Saudades? Lembranças...
Lembranças em preto e branco de uma vida completa e colorida, com raízes, tronco, sementes e frutos.

4 comentários:

  1. Caramba, será que agora consigo? Comentar no teu blog é impossível! Primeiro queria dizer que aquele 'pretinho básico" que você mostrou no post anterior é o mais lindo que já vi e agora quero dizer que tua parede é linda. Bjo

    ResponderExcluir
  2. FERNANDA, EU PRECISO RIR DE MIM AGOOORA!:-))))
    É QUE USANDO MEU LEPTOP NOVO (PARABÉNS PRA MIM!!) E MEUS DEDOS ESTÃO MAIS "REVOLTADOS" DO QUE COSTUMAM SER... MAS NÃO É "IMPOSSÍVEL"...SÓ É DIFÍCIL.
    AGRADEÇO SUA PERSEVERANÇA!
    NÃO DESISTA!

    ResponderExcluir
  3. Por aqui também tenho muitas fotos na sala... é uma "mistureba" danada, ou seja: fotos antigas... nem tão antigas assim... bem recentes...coloridas...em preto e branco...
    Mas todas elas me "dizem" algo ao coração, e é isso que importa.

    Tenho uma irmã, que às vezes vem aqui e me diz: Deus me livre de ter fotos pela casa, de gente que já morreu!
    Ao que eu lhe respondo: E daí? O que importa é que eles estão vivos na minha memória e coração, e são pessoas que eu amei e me amaram.
    Porque não prestar-lhes uma homenagem, não é mesmo?

    Fique bem, amiga.

    Paz e Luz!

    Beijinhos ~.~

    Cid@

    ResponderExcluir
  4. CIDA, NUNCA CONSIDEREI A PAREDE COMO "HOMENAGEM", MAS VOU CONSIDERAR... EU A MONTEI COMO UMA REFERÊNCIA PRA MIM MESMA...

    ResponderExcluir

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO!
PRETENDO RESPONDER AO SEU COMENTÁRIO...
SENTE-SE, TOME UM CAFEZINHO E CONVERSE COMIGO.

VOLTE SEMPRE